AEROBLOG de 11 de setembro

Frases inteligentes em contradição

Jogos de palavras podem ser inteligentes. ““ Leiam as que seguem : “No avião o medo é passageiro” ;”A primeira amnésia a gente nunca esquece”; ‘ Ser canhoto é muito fácil, difícil é ser direito” ;” Um chato nunca perde o seu tempo, Perde o dos outros que o escutam” ; “Mulher grávida reclama de barriga cheia” .E vejam alguns dos processos mais loucos : começando com o que Pelé moveu em abril passado à Samsung, por ter utilizado a sua imagem numa campanha publicitária que queria evidenciar a velocidade e a eficiência de seus aparelhos : Pelé pediu uma indenização de US$ 30 milhões. A Samsung respondeu que a figura utilizada não era a de Pelé, mas de alguém parecido com ele. O processo ainda não foi encerrado. Outro campeão, Michael Jordan , está sendo processado por um seu sósia, que devido à semelhança afirma ser perseguido pelos fans do esportista : pelo incomodo pediu à Nike uma indenização de 364 milhões de dólares.

A INFRAERO ATRAPALHA OS INVESTIMENTOS NO GALEÃO

A Infraero, faz algumas décadas, é a responsável pelos aeroportos brasileiros, ou melhor, pelas perdas de milhões de reais sofridas anualmente por esses centros de decolagem e de aterrissagem do país. O fato que ela representa o governo explica tudo : segundo as tradições seu presidente responsável foi quase sempre indicado pelos partidos políticos mais próximos da presidência da República .Na maioria personalidades incompetentes na administração em geral e nos problemas aeroportuáis em particular. Atualmente a Infraero ainda detêm 49% de participação, porcentagem suficiente para afastar os investidores privados potenciais. Todos os aeroportos deveriam ser ampliados e modernizados, em particular o do Galeão, por ser o maior entre os que recebem o tráfego internacional. Diante da nova política de recusa de empréstimos de longo prazo de parte do BNDES o único recurso são os investidores estrangeiros, com destaque pelos chineses da Changi de Cingapura, que já detêm 40% da parte (51%) em mãos do consorcio privado liderado pela Odebrecht Transport. Analistas afirmam que somente a redução da atual participação da Infraero (49%) poderá abrir espaço e mais confiança entre os investidores estrangeiros. Sem ferir os brios nacionalistas, já teria chegado a hora de afastar a maioria dos políticos dos cargos de chefia, deixando para os técnicos independentes a participação no crescimento do país.

VIOLÊNCIA EM CHICAGO LEMBRA OS TEMPOS DE AL CAPONE

 A imprensa americana, em suas estatísticas periódicas, no fim de agosto revelou a gravidade a situação em que se encontra Chicago, com números de homicídios e atos de violência que lembram os tempos do gangster Al Capone. A terceira metrópole dos Estados Unidos, com 3 milhões de habitantes, somou mais crimes que Nova York e Los Angeles juntos, tendo mais pessoas mortas que o total dos soldados americanos que faleceram nas guerras da Afeganistão e do Iraque. Somente no último Labor Day, que é celebrado no início de setembro e não em maio como no resto do mundo, foram registrados em Chicago13 homicídios e 45 trocas de tiros e entre janeiro e agosto as vitimas foram 481, com 92 homicídios somente em agosto. A polícia atribui a maior responsabilidade por esses recordes de violências aos conflitos entre gangs, que reúnem os mais pobres e os mais bem armados. Mas os números da violência em Chicago não impressionam os brasileiros : em comparação, no mês de maio passado a cidade de São Paulo teve 106 homicídios , do total de 368 no inteiro Estado que registrou também nada menos de 7.487 roubos a transeuntes, contra 3.736 só na Capital. Ainda em maio foram roubados 1.605 veículos em São Paulo e 3.2265 no inteiro Estado.

ESTRESSE E MAIS COMPROMISSOS BENEFICIARIAM O CEREBRO

A luta contra a estresse, em geral representada pelo cansaço mental causado pelo excesso de atividades e de compromissos, estaria perdendo consistência, após a divulgação de uma estudo elaborado pela Universidade do Texas, aplicado em 330 pessoas. Segundo ele quem é absorvido por atividades múltiplas mantêm o seu cérebro nas melhores condições de saúde, inclusive quando a idade avança. O estudo, aplicado em indivíduos de idade entre 50 e 89 anos verificou que os que eram mais ativos tinham uma agilidade mental superior àquela dos mais acomodados em regimes de vida convencionais e mais tranquilos. Segundo o estudo o segredo para manter o cérebro em saúde, em particular com a memória mais ativa, seria a consequência do estímulo diário representado pelo enfrentamento de novos pequenos desafios.

AGUARDANDO AS ESTATÍSTICAS DO TURISMO PÕS OLIMPÍADA

Não há duvidas que as Olimpíadas, inclusive a edição dedicada aos atletas que souberam vencer com coragem a luta contra suas deficiências físicas, tem chamado no Brasil um número considerável de turistas, vindos de outras cidades brasileiras e de vários países. As estatísticas do turismo devem ter registrado aumentos bem mais consistentes que aquele registrado em ocasião do Campeonato Mundial de Futebol. E a divulgação globall que os jogos deram ao Rio de Janeiro, juntamente com as imagens do país inteiro devem ter compensado as falhas anuais do Ministério do Turismo e da Embratur, promovendo realmente o Brasil e suas grandes atrações. Com certeza novas estatísticas estimularão mais investimentos no turismo e, principalmente, convencerão os governantes de que a chefia do turismo deve ser confiadas a pessoas competentes e não a figuras apenas políticas .Aí não se repetirá a vergonha que ficou registrada no livreto “Evolução do Turismo 1992/2001” da própria Embratur, no qual se lê, por exemplo : número de turistas em 2001,no mundo 688,6 milhões ;no Brasil 4,8 milhões. E esse número ridículo se arrastava desde 1998...