AEROBLOG de 7 de agosto

HAINAN ADQUIRE 23,7% DA AZUL

A empresa chinesa Hainan Airlines, subsidiária do Grupo HNA, acaba de adquirir por US$ 450 milhões uma participação de 23,7% na Azul. Ela será representada por três executivos na diretoria da aérea brasiliana. Com este investimento o grupo HNA reforça a sua presença na Azul, visando a expansão a médio prazo de voos entre o Brasil e a China. Portugal deverá ser a escala intermediária, em vista do 40% de ações que a Azul adquiriu na Tap Airlines, da qual a Hainan Airlines já detêm 23% das ações.

Sobre o recrutamento de terroristas

0 prestigioso New York Times ,na rubrica  “Top Stories”,em sua edição de quarta-feira dedicou um longo artigo sobre  como os futuros terroristas são reclutado, a estrutura islâmica que cuida dos primeiros contatos e sobre o duro programa de treinamento ao qual uma  “ISIS recruty” é submetida na Síria. O texto é rico de informações prestadas à polícia por um  terrorista preso quando voltou à terra de origem : como a maioria de seus companheiros de treinamento ele vinha  de um país da Europa, sendo notório que o maior  risco der serem capturados  no retorno em pátria aguarda  os candidatos que vem dos Estados Unidos e do Canadá. Desde 2014 o centro de reunião dos voluntários terroristas é a Turquia, para onde eles recebem passagens gratuitas de ida e volta ,além de todas as despesas pagas, enquanto aguardam o embarque para a Síria. E quando voltam na França ou em outro país de origem dizem que foram passar férias na Turquia...Quanto ao treinamento, ele é descrito como duríssimo : o ex voluntário contou  “a ducha era proibida e era proibido comer , a agua era racionada, até quando eles autorizavam satisfazer essas necessidades. Era para testar a nossa resistência”. Após ter superadas  todas as modalidades de ginástica, na segunda semana “todos recebiam um rifle  Kalashnikov, junto com a ordem de dormir com ele entre as pernas, até se acostumar  ,e quem errava era objeto de punições  rigorosíssimas. A segunda fase do treinamento era realizada numa ilha ,onde aprendiam a nadar e a se orientar com as estrelas.

1.685 pessoas foram justiçadas no primeiro semestre

Segundo o relatório anual divulgado na Europa, no primeiro semestre de 2016 foram justiçadas em 17 países 1.685 pessoas, culpadas de crimes considerados gravíssimos pelos respectivos governos . Dessas execuções nada menos de 1.200 teriam sido realizadas na China, o país que em 2015 havia condenado cerca  2.400; no segundo lugar está o Iran com 209 condenações contra 970 em todo o ano passado e no terceiro a Arábia Saudita com 95. O balanço de 2015 havia sido de 4.040 execuções ,contra 3.576 no ano anterior. Os países onde ainda está em vigor a pena de morte são 38, aqueles que a aboliram totalmente 104: a Ásia é o continente onde 12 países ainda executam os réus, e representa neste primeiro semestre 98% do total registrado. Neste segundo semestre ,após a tentativa de golpe que ocorreu em 15 de julho na Turquia, o problema das execuções poderá se agravar , se o presidente Erdogan efetivar a ameaça de reintroduzir a pena de morte.  As condenações por terrorismo em 12 países totalizaram cerca de 100 no ano passado ;as por tráfego de drogas chegaram a 713 ,das quais 65% no Iran. A abolição da pena de morte, sob o titulo  “6ª resolução sobre a moratória universal das execuções capitais” será votada na Assembleia Geral da ONU em dezembro vindouro.   

NOVA LEI PREMIA QUEM NÃO DESPERDIÇA COMIDA

Com 181 votos a favor,2 contra e 16 abstenções o Senado da Itália acaba de aprovar uma lei que premia quem não desperdiça as sobras alimentares, numa iniciativa de solidariedade social que em março passado havia recebido o voto favorável da Câmera de deputados. Aquela em vigor na França  penaliza quem desperdiça comida que poderia ser doada aos pobres. As sobras alimentares na Itália são estimadas em cerca de um milhão de toneladas ao ano, que de acordo com o texto do decreto serão distribuídas aos necessitados por associações de caridade. O processo de coleta prevê a utilização por parte dos inscritos de uma “family bag” que junto com seus conteúdos alimentares, terá dados sobre suas datas de preparação ,seus vencimentos : o pão ,por exemplo , poderá ser doado dentro de 24 horas após a sua produção. Poderão ser doados também produtos farmacêuticos ainda não vencidos e sobras dos ranchos coletivos de escolas, associações industriais e hospitais. Trata-se de uma iniciativa que seria benvinda no Brasil.

O HORROR DOS DIÁRIOS DE HIMMLER

O tabloide alemão “Bild” está publicando em capítulos os diários escritos em mais de mil páginas pelo criminal nazista Heinrich Himmler, o chefe das SS e criador da chamada “solução final”, o extermínio racial que matou milhões de judeus na ultima guerra mundial. Os diários impressionam pela frieza com a qual Himmler conta detalhes de matanças em massa por ele presenciadas, justificando as ações criminosas com a maior tranquilidade. Por exemplos, contando o fuzilamento de 10 oficiais do exercito polonês que se haviam recusado de combater, escreveu :”Antes de ir para a cama dei a ordem de  fuzilamento dos 10 oficias e o encaminhamento de suas famílias para um campo de concentração”. E em outro pensamento justifica sua frieza inumana escrevendo “Após ter visto juntos 100, 500,1000 corpos estendidos ficamos duros e frios.” Os diários, sequestrados pelos russos da Armada Vermelha no final do conflito, ficaram guardados nos arquivos do Ministério da Defesa em Moscou, até serem entregue após 70 anos ao tabloide alemão. Himmler foi capturado pelo exercito inglês em 1944  e em 22 de maio de 1945,quando era transferido para Nurimberg para ser julgado, suicidou-se com uma capsula de veneno.