AEROBLOG DE 29 DE MAIO

TAP já opera na Europa com o Embraer 190


O primeiro Embraer 190 da TAP, fabricado no Brasil, fez a sua estreia na rota Lisboa/Nice/Lisboa. O voo inaugurou a estratégia de renovação da frota regional da companhia nos voos dentro da Europa, que em breve contará com nove aeronaves E190 e oito ATR 72, sob a nova designação comercial “TAP Express”, em substituição da PGA. O presidente da empresa, Fernando Pinto, enfatizou que a utilização desses novos aviões proporcionará uma nova dimensão de conforto e modernidade que vai surpreender os nossos passageiros, garantindo uma operação mais confiável e mais flexível, com melhores níveis de economia e eficiência”. A TAP Express utilizará os E190, com capacidade para 106 passageiros em assentos “slims”, numa configuração de cabine de corredor único com fileiras de 2 lugares: ele substituirá os Fokker 100, há alguns anos em operação na empresa. Esta nova frota, mais moderna e eficiente, permitirá melhorar significativamente o serviço oferecido aos usuários tanto em conforto, como em confiabilidade, regularidade e pontualidade da operação.

 

NA EUROPA A GALERIA FERROVIARIA MAIS COMPRIDA DO MUNDO

Na semana próxima, no dia 1º de junho, será inaugurada entre a Itália e a Suíça uma nova dependência do túnel São Gottardo, que atravessa os Alpes, reduzindo de 30 quilômetros a atual distância entre os dois países.  No  túnel passará uma galeria ferroviária de 57 quilômetros, se tornando a mais comprida do mundo. Ela competirá com o túnel de Seikan, no Japão, que mede 53,9 km. atual recordista, e com o túnel que liga a França à Grã Bretanha atravessando o canal que divide os dois países por uma extensão de 50,5 km. dos quais um trecho de 2300 metros é também o mais profundo do mundo. O projeto do atual ligação entre Itália e Suíça havia sido concebido em 1947, mas somente há 17 anos teve início a sua construção, que exigiu a escavação de cerca de 28,2 milhões de toneladas de rochas. O projeto inclui dois túneis separados de uma via cada (o ferroviário e o rodoviário de São Gotardo) tendo seus extremos em Erstfeld, no cantão de Uri na Suíça e de Bodio, no Cantão Ticino da Itália: o novo percurso reduz de 3h30 para 2h30 o tempo de viagem entre Milão e Zurique.    

 

 

PARA PELÉ MESSI É O MAIOR

Foi lançado em Milão, na Itália, o filme que conta a vida de Pelé. Presente na cerimonia, o atleta concedeu entrevistas e confirmou que o gol mais perfeito de sua vida o fez em 1959, após driblar quatro jogadores adversários, num jogo entre as equipes do Santos e da Juventus brasileira. O campeão, que teve recentemente problemas de saúde, demonstrou grande vitalidade, boa memória e atualização total sobre o mundo do futebol. A sua presença representou para os torcedores europeus mais uma atração no quadro das festas organizadas para a final da Champions League entre o Atlético de Madrid e o Real Madrid  realizada em Milão. .Em resposta à pergunta sobre quem considerava o atual maior jogador do mundo, foi explicito em citar Messi, afirmando que o considerava superior a Cristiano Ronaldo. Para o jogo de sábado, ganho pelo Atlético Madrid, milhares de turistas europeus se concentraram em Milão, pondo de sobreaviso os serviços de segurança, para intervir em eventuais atos de violência entre torcedores, como tem acontecido com frequência nos jogos do campeonato italiano. Mas tudo correu na maior tranquilidade. Os que menos agradaram aos visitantes foram os aumentos excessivos das tarifas da maioria dos hotéis de qualquer categoria, que chegaram em média acima de 300%%, Nos 5 estrelas o preço por uma noite foi acima de 2.000 euros.

 

O TRÁFEGO DE 2015 NOS MAIORES AEROPORTOS DO MUNDO

A revista “Airline Business” deste mês publica a lista dos 100 maiores aeroportos, apresentando os números de embarques e a classificação mundial de cada um em 2015 No primeiro lugar se encontra o Hartsfield de Atlanta, cujo tráfego totalizou 101,5 milhões de passageiros, com um aumento de 5.5% sobre 2014. A seguir vem Pequim com 89,9 milhões (+ 4,4%); Dubai com 78 milhões (+ 10,7%); Chicago com 77 milhões (+ 9;9%); Tokyo, Londres Heathrow e Los Angeles com 73 milhões de passageiros cada um; Hong Kong com 68,3 milhões, Paris Charles de Gaulle com 65,8 milhões e Dallas Fort Worth com 64.1 milhões. Os 100 aeroportos top totalizaram 3,86 bilhões de passageiros. Na América do Sul o primeiro aeroporto foi Guarulhos (São Paulo), no 41º lugar com 39,2 milhões, seguido por Bogotá, no 61º lugar da classificação geral, com cerca de 30 milhões; Brasília ficou no 100º com 19,5 milhões. Airline Business revela ainda que o aeroporto que registrou entre maio de 2007 e maio de 2016 o maior aumento de assentos oferecidos foi o de San Francisco (48%), enquanto dois outros aeroportos dos Estados Unidos, os de Memphis e Cincinnati, viram a sua capacidade cair respectivamente de 67% e 58,5%%. Os 11 maiores aeroportos da China transportaram em 2015 um total de 914,8 milhões de passageiros,